Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Caminho Velho - Estrada Real: descobrindo a sua região
18/10/2005

- Sabe de uma coisa? Às vezes, sinto-me frustrado! Gostaria de viajar e não tenho dinheiro suficiente para seguir rumo ao Velho Mundo.

- Velho Mundo para quê?! Os portugueses deixaram um riquíssimo patrimônio arquitetônico e cultural bem pertinho da nossa cidade. Porque você não aproveita para conhecer o que é realmente acessível?

- Bobagem tentar me consolar! Por estas bandas não há nada de interesse turístico que possa mudar o meu humor.


Esplendoroso Flamboyant no centro de Cambuquira/MG 

- Mesmo assim, vou fazer uma sugestão: alugue um carro e siga para Cambuquira. A cidadezinha possui o Parque das Águas, onde você iniciará um processo de relaxamento que o levará a descobrir que bem pertinho de casa é possível ser feliz e vislumbrar tesouros até então desconhecidos. Seu astral vai modificar-se logo ao chegar ao centro da cidade, onde encontrará um enorme flamboyant que, quando florido, cobre-se de vermelho. A árvore é tão bela que até virou símbolo de Cambuquira!


Quarto infantil no orfanato da obra de Nhá Chica em Baependi/MG

- Você ainda não me convenceu.

- Acalme-se e preste bem atenção para o circuito que vou sugerir. Siga para Baependi e procure conhecer a antiga sorveteria cujo nome diz tudo: "Fecha Nunca". O proprietário, um simpático ancião, mostrará a você uma raridade que é a sua máquina de fazer sorvetes; uma engenhoca com mais de 60 anos!

- E depois do sorvete?

- Após refrescar-se, busque novas energias na mística São Thomé das Letras. A cidade histórica rivaliza com Varginha, pois pretende ser a preferida dos extraterrestres. Caminhe por suas ruas em uma noite estrelada e ouça as histórias de seus habitantes; você certamente questionará a própria existência neste imenso universo! Não deixe de levar uma lembrancinha feita em pedra-de-são-thomé. Durante o dia, visite as cachoeiras do entorno e tome um demorado e revitalizante banho no poço natural do Vale das Borboletas!


Detalhe da igreja matriz de São Tomé das Letras/MG


Fazenda Traituba, construída para hospedar Dom Pedro II. A visita nunca ocorreu. Cruzília/MG

- Termina aí o seu conselho? 

- Não! Esqueci de citar Cruzília, onde o turismo rural tem muita força! Alias, é por lá que uma das famílias mais tradicionais de Minas se reúne para aproximar os membros que carregam o sangue Junqueira. A fazenda Traituba e a fazenda Favacho, cujas sedes datam do século 18, têm toda a infra-estrutura para levá-lo a apreciar as delícias de uma vida mais natural.

- Mas onde vou conseguir dinheiro para fazer tudo isso?


Igreja matriz refletida no marco da Estrada Real em Carrancas/MG

- Relaxe! As opções econômicas são várias! Todas essas cidades têm pequenas pousadas onde você será muito bem acolhido sem ter que gastar fortunas. Mas, vamos adiante! Não deixe de passar por Carrancas e, ali, contrate um guia de turismo para levá-lo à nascente do rio Capivari, onde a cascata da Zilda apresenta o seu magnífico e constante espetáculo! Não deixe de deslizar-se pelo escorregador de pedra e de considerar que sua vida pode ser muito agradável se você tiver um pouquinho mais de imaginação e de iniciativa. Meu amigo, vá por mim! Conheça sua própria terra em vez de ficar tecendo sonhos com viagens internacionais, no momento impossíveis para você.

- Tudo bem, estou motivado! Nó! Em quantos dias eu consigo fazer tudo o que você está sugerindo?


Salão de jogos e convivência do imponente Hotel Palace de Caxambu/MG

- Acho que em 10 dias você recupera o seu bom humor. Vamos terminar este passeio pelo Caminho Velho da Estrada Real, após visitar igrejas, museus, e aproveitar para tomar todos os banhos relaxantes do antigo Balneário de Caxambu. Nesta cidade, hospede-se no hotel Glória ou no Palace. No Balneário, que foi construído em 1912, existem 12 fontes de águas ferruginosas, sulfurosas, magnesianas e gasosas que vão fazer com que seu corpo readquira sua função: mantê-lo saudável e otimista, disposto a descobrir um pouquinho do riquíssimo passado histórico e do patrimônio natural de seu Estado. Além disso, você poderá fazer ali uma verdadeira viagem no tempo, passeando tranqüilamente de charrete pelas ruas da cidade, descobrindo pequenas lojas que vendem iguarias regionais: doce de leite, compotas de frutas e queijo mineiro bem fresquinho...

- Bem... Depois eu volto para casa, retomo minhas atividades e caio de novo na rotina!

- Ora, meu amigo! Isso só depende de você! Descondicione seu olhar e abra a sua mente! Verá como vai se sentir muito melhor, e muito mais feliz!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)