Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
De um viajante, juiz de fora: Parabéns Varginha!
07/10/2005

Avenida Rui Barbosa, uma das principais avenidas

- De onde você é?

- De Juiz de Fora. "Sou mineiro de Minas, mineiro de Minas Gerais", lembra-se da música? E você?

- Sou de Varginha! E hoje é um dia especial para esta cidade; é dia de seu aniversário!

- Então me conte um pouco de como é a vida por aqui. Pode começar pela rodoviária, por exemplo...

- Bom... Ela foi inaugurada no início da década de 80, pelo então presidente militar, João Baptista Figueiredo.

- E tem alguma coisa de especial?

- Tem, sim! Na Estação há painéis pintados por alguns artistas da cidade, sobre variados temas: o típico mineiro, cachoeiras da região e, como não poderia deixar de ser, uma representação do extraterrestre - o ET de Varginha, nacionalmente conhecido.

- E o que é aquilo que vejo lá, ao fundo?

- É a torre da televisão pertencente à TV Alterosa, o SBT local. Do outro lado, fica o aeroporto. Estamos nos dirigindo, agora, para o setor onde se encontram as universidades e faculdades, como a FACECA, Unis-MG e Fadiva. Sabia que Varginha é também uma importante cidade universitária? Pois é! Na quinta-feira à noite, por exemplo, a cidade é uma festa só! Os estudantes se encontram no Bar do ET e ali promovem acalorados debates entre amigos, iniciam envolvimentos amorosos, discutem o futuro profissional e o mercado de trabalho, jogam um bocado de conversa fora...

Ensaio fotográfico sobre a nave erguida no centro da cidade

- Interessante! Mas onde, afinal, apareceu o ET?

- O local onde supostamente ocorreu o fenômeno encontra-se hoje fechado. Porém a Copasa, em conjunto com a Prefeitura Municipal, construiu, no centro da cidade, uma réplica de nave espacial, o que dá a quem chega a impressão de estar adentrando um lugar privilegiado, protegido e abençoado por energias cósmicas.

Vista aérea de Varginha

- Me diz uma coisa: existe um centro histórico na cidade de Varginha?

- Sim, existe! Infelizmente, no entanto, a administração local e os habitantes ainda não despertaram para a importância que aquele patrimônio representa. Veja, por exemplo, o que ocorre em sua cidade, Juiz de Fora. Lá, a recuperação de edificações antigas revitalizou a área central e devolveu a mineiridade e a mineirice ao seu povo. O cine Rio Branco é um exemplo clássico do escasso apego às tradições. O espaço cultural ali existente abrigava uma das maiores telas de projeção do mundo. Era fantástico!...

- Por quê?

Teatro Capitólio
- Primeiro, porque sua entrada era imponente. A bilheteria situava-se no hall, e o pé direito da construção era muito alto. Eu, ainda criança, ficava fascinado com a atmosfera existente na sala de projeção. A música clássica ao fundo, as luzes dos painéis laterais suavemente enfraquecendo quando as cortinas abriam... era mágico! De repente, surgia aquela imensa tela branca que nos levaria ao mundo das ilusões e fantasias dos filmes...

- Puxa! Imagino a cena! E existe algum teatro na cidade?

- O teatro Capitólio, ao lado do cinema. Parte do teto do teatro ruiu já faz tempo. Parece que, em breve, ele sofrerá uma reforma... Tomara que seja verdade.

- Onde você gostaria de morar em Varginha?

- Num prédio antigo, ao lado do calçadão. Como fica próximo à Rua Antônio Carlos, teria a impressão de estar em uma cidade dinâmica, onde tudo é oferecido à porta de casa: padaria, farmácia, casa lotérica, botecos...

- Qual é o clube mais conhecido?

- O clube de Varginha, que abriga importantes eventos sociais durante o ano todo.

- E a Biblioteca?

- A Biblioteca Municipal é uma edificação belíssima! A escadaria me impressiona. Foi palco de um filme-documentário do varginhense Marcelo Nascimento. Infelizmente Varginha está sendo descaracterizada. Os casarões de época são destruídos para dar lugar a edificações sem personalidade e sem nenhuma preocupação estética. E a Estação Ferroviária é simplesmente belíssima! De Varginha, seguíamos de trem para a pacata cidade mineira de Passa Quatro. Hoje em dia, o espaço está abandonado. Muita fofoca e pouca ação... é uma lástima!

Rua Presidente Antônio Carlos, principal rua comercial

- E o Santos Anjos?

- É uma escola de época. Levo em minha memória a imagem de Irmã Socorro, que andava pra lá e pra cá com seu sininho, pondo ordem na casa. Paulo de Tarso, o professor de história, foi outro personagem extremamente importante em minha vida. Influenciou-me a amar e respeitar o passado histórico de nosso País.

- Além dos passeios convencionais, o que você fazia de diferente em Varginha?

- De madrugada, sentava com amigos na escadaria do Senac e ficávamos imaginando a vida em outros planetas. O céu de Varginha, quando estrelado, nos transportava a outros mundos.

- Nossa! Toda essa conversa me deixou com fome. Onde podemos jantar?

Adão personalidade varginhense

- No restaurante Churrascão, que é simples, elegante, e a comida é excelente! Podemos ir também ao Chalé. Se eles mudassem um pouquinho a sua iluminação, ficaria maravilhoso!

- E a Boate da Kátia?

- Aí é outra história! Um outro mundo também. Mas, falando de outros mundos, é muito agradável assistir aos domingos as Serestas Musicais na Praça Getúlio Vargas. Revivemos as músicas e danças populares que marcaram as vidas de nossos avós e de nossos pais.

- Tá bom! Agora, estou realmente com fome. Como natural de outra cidade mineira, ouso passar a seguinte mensagem: "Varginhenses, não percam a sua identidade. Preservem a sua memória, a sua história e a alma de sua cidade". E você, o que é que diz?

- Eu? Só digo isso: eu adoro Varginha!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)