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INSS adota atendimento digital nas unidades de Campos Gerais e Nepomuceno
14/09/2017
A partir desta segunda-feira (11), a Agência da Previdência Social de Campos Gerais passou a atender o público através de uma nova modalidade de atendimento – o INSS Digital. Agora, os processos são todos eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel. “O segurado tem a sua documentação digitalizada no momento do atendimento na Agência, sem precisar deixar cópia dos documentos. Essa mudança, que já foi implementada na Agência do INSS em Nepomuceno, tem agradado muito os usuários, que saem da unidade com o protocolo de requerimento após um atendimento rápido e tranquilo”, explica o gerente-executivo do INSS em Varginha, Rúnior Neves. 

Outra vantagem do INSS Digital é a tramitação eletrônica do processo, que pode ser acompanhada pelo segurado. De acordo com o gerente da Agência da Previdência em Nepomuceno, Fernando Vieira, foi disponibilizado ao público um terminal de autoatendimento, com acesso ao Portal Meu INSS, onde o segurado já cadastra a senha com a qual irá acompanhar o andamento de seu processo. “Em caso de dúvida, um estagiário orienta o usuário sobre como utilizar o Portal. Mas, a maioria não teve dificuldade na utilização”, explica.

Expansão – A próxima unidade da região a implantar o INSS Digital será Campo Belo, no dia 18 de setembro. A previsão é que o INSS adapte 300 agências para o modelo digital, até o final do ano, o que representa quase 20% das unidades do INSS. Testado com sucesso na cidade de Mossoró/RN, o projeto permitiu que o tempo médio de permanência do trabalhador na agência caísse para 30 minutos. O intervalo médio entre o segurado agendar e ser atendido passou de 42 para apenas um dia e o tempo médio de conclusão dos processos caiu de 81 para 13 dias. 

O INSS Digital abrange também o estabelecimento de parcerias entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações passa a fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma Agência do INSS. Os processos relativos a essas parcerias serão enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados.

Portal meu.inss.gov.br – O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até o INSS. Além disso, através dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135), o cidadão pode acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.

Um dos produtos do INSS Digital é o Portal Meu INSS, que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do site também está disponível para celulares com sistema operacional Android.

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