Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Aeroporto de Cargas; Segurança pública; Universidade, Poder Público e Iniciativa Privada pela Revitalização Urbana
07/07/2017

Aeroporto de Cargas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre publicou, na semana passada, edital um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), convocando empresários interessados na construção e operação do Aeroporto Internacional de Cargas de Pouso Alegre para realizar estudos que possam subsidiar a confecção do edital de concorrência pública para sua concessão. Caberá aos interessados fazer os levantamentos de mercado, com avaliação de demanda e receitas previstas; de engenharia, prevendo um novo local para o aeroporto e a construção de uma ligação com a BR-381; impactos sócio-ambientais; avaliação econômico-financeira e aspectos jurídicos. Pelo que se vê o Aeroporto de Cargas de Pouso Alegre está em estágio bem atrasado, frente ao aeroporto de cargas de Varginha, contudo, nos bastidores do Governo de Minas corre a boca pequena que o secretário de governo, Odair Cunha, tem feito grande esforço em prol de Pouso Alegre. Será que os 16 mil votos recebidos por Odair em Varginha já foram esquecidos?

Segurança pública

As preocupações com a Segurança Pública estão aumentando na sociedade e nos governos, porém as ações de Segurança parecem não acompanhar esta preocupação. Os inúmeros incidentes envolvendo crimes em locais públicos como praças da região central de Varginha mostram o quanto nossa cidade esta despreparada e as forças de segurança fragilizadas por conta da falta de investimentos. A sensação de insegurança da população, antes restrita a algumas regiões da cidade e determinados horários, agora é constatada em qualquer lugar e horário. Ou seja, o cidadão sabe que não está seguro em lugar nem hora nenhuma! Qualquer um está sujeito a ser roubado, esfaqueado etc, em qualquer hora ou local da cidade!

Universidade, Poder Público e Iniciativa Privada pela Revitalização Urbana

O projeto de revitalização urbana de Varginha, que deve começar pelo centro comercial da cidade, começa a mobilizar várias autoridades e instituições. Recentemente os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do UNIS se engajaram num curioso projeto. Intitulado “Revitalização Urbana: Um olhar na concepção da Publicidade e Propaganda”, o objetivo foi retratar áreas degradadas em Varginha e propor melhorias através de projetos de revitalização, utilizando dos conhecimentos comunicacionais. Um novo layout foi proposto através da análise de ambiente, da criação publicitária e de um plano de apoio e patrocínio. Orientados pelos professores, os universitários foram a campo colher informações de áreas degradadas e abandonadas e que fosse viável a aplicação na prática de todo o conteúdo teórico assimilado. A ideia é oferecer os projetos à sociedade, administração pública e ao mercado para que, com seus recursos financeiros, possam executar as obras e tornarem-se responsáveis pela manutenção das áreas revitalizadas.

Universidade, Poder Público e Iniciativa Privada pela Revitalização Urbana 2

Também na Associação Comercial e Industrial de Varginha – ACIV,  diretores estiveram reunidos com o secretário municipal de planejamento. Ele apresentou aos presentes o projeto final de revitalização do centro comercial de Varginha. Em princípio será trocado todo asfalto desta região, o projeto inclui ainda o alargamento de calçadas e troca dos pisos. De acordo com o secretário, o projeto já está na Caixa Econômica Federal e agora só depende da liberação da verba para dar início às obras. O valor destinado para a revitalização é de R$1,1 milhão. O fator mais preocupante é o tempo de início das obras, para não prejudicar as vendas do Natal dos lojistas. A obra precisa de liberação o quanto antes para poder dar início e terminar a reforma em tempo hábil. Vale ressaltar que o Poder Legislativo também está intensamente envolvido nesta obra. O vereador Leonardo Ciacci (PP), que já foi presidente da ACIV é o defensor da revitalização na Câmara de Vereadores, já o deputado federal Dimas Fabiano, é o parlamentar que tem buscado recursos junto ao Governo Federal para a obra. Dimas já teria conseguido recursos junto a CEF e outras instituições federais para executar os projetos. Pelo que se vê, a parceria entre instituições, Poder Público e empresários promete melhorias. A conferir!

Contraditório

Um líder empresarial da cidade procurou a coluna para comentar sobre nota publicada aqui na última quarta-feira. Na nota a coluna questiona o comportamento diferente da Prefeitura de Varginha quando da doação de terrenos a empresas e a órgãos públicos. Nas três leis municipais publicadas pela Prefeitura de Varginha, que falavam sobre o assunto, o município achou por bem retirar a cláusula de reversão dos terrenos doados às empresas e manter a cláusula na doação à Polícia Civil de Varginha. O líder empresarial defendeu junto à coluna a necessidade de incentivo, por parte do município, para que empresas sérias e comprometidas, recebam terrenos e outros incentivos para se instalarem ou ampliar suas atividades na cidade.

A coluna pontua que em hora nenhuma questionou a efetiva doação dos terrenos ás empresas, mesmo porque, são empresas locais, conhecidas na cidade pela longa história de investimentos e apostas na economia local. Aliás, os incentivos do município deveriam prioritariamente serem voltados ás empresas locais, uma vez que fica mais fácil identificar as boas empresas e seu potencial de crescimento. Afinal, uma empresa sem referência tem maior probabilidade de dar calote no convênio de intenções e investimentos com o município, como já aconteceu em datas anteriores.

Voltando ao caso em tela publicado na última quarta, a coluna divulgou a nota comparativa do tratamento diferenciado da Prefeitura de Varginha, não para expor as empresas particulares, mas sim para deixar claro que os Governos Estadual e Municipal estão a brincar com a Segurança Pública local. Vejam que o Governo de Minas, mesmo com o imóvel cedido a anos pela Prefeitura de Varginha, ainda não construiu a sede da Polícia Civil e não investe naquele órgão. Já a Prefeitura de Varginha, talvez por picuinha em sendo o governo estadual comandado por adversários petistas, ameaça com a cláusula de reversão, pegar de volta o imóvel dado a Polícia Civil, ainda mais com a demora na construção da sede do órgão. Claro que a falta de um terreno para construção em Varginha, pode levar o investimento da Polícia Civil para outra cidade, como aliás aconteceu com a Polícia Rodoviária Federal. A coluna destaca que é a favor dos incentivos fiscais e doações ás empresas sérias e comprometidas com o investimento e criação de empregos em Varginha, contudo, a fiscalização criteriosa precisa ser impecável para não dar margens a favorecimentos e/ou perseguições.

Dr. Vismário Freitas recebe Dep. Federal Newton Cardoso Júnior em Varginha

A cidade de Varginha recebeu a visita do Deputado Federal Newton Cardoso Júnior, do PMDB de Minas Gerais no último dia 01 de julho. O político estava em visita ao Sul de Minas e veio a Varginha a convite do presidente da Coordenadoria Regional do PMDB, Dr. Vismário Freitas acompanhado da presidente do diretório do partido na cidade, Ana Maria Silva Piva. A visita teve início com almoço, organizado pelo presidente da coordenadoria regional e seguiu-se com reunião que tratou sobre a liberação de verbas para melhorias nas áreas da saúde e o fortalecimento do partido na cidade e na região. A visita foi acompanhada, também, pelo vereador Carlos Costa (PMDB) e por outras lideranças políticas.

Como Diretor Técnico do Hospital Regional do Sul de Minas, Dr. Vismário Freitas colocou em pauta a busca de recursos para melhorar as condições dos serviços de tratamento oncológico na entidade. Newton Cardoso Júnior assumiu esse compromisso com o Dr. Vismário, conforme o próprio Deputado afirmou em sua página do Facebook. A coordenadoria regional do PMDB de Varginha é responsável pela coordenação de 16 cidades: Campanha, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Cordislândia, Elói Mendes, Ilicínea, Monsenhor Paulo, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Gonçalo do Sapucaí, São Tomé das Letras, Três Corações, Três Pontas, Turvolândia e Varginha. Em todo o estado, o PMDB tem 53 coordenadorias. O Dr. Vismário Freitas assumiu a coordenadoria regional de Varginha em abril deste ano.

Foco da Indústria

Segundo empresários da Confederação Nacional da Indústria - CNI, a movimentação política do presidente da entidade, Robson Andrade, visaria à articulação de uma candidatura ao Senado e não ao governo de Minas, como foi ventilado no passado. É do interesse e da tradição da CNI ter representantes no Senado. Ambos os antecessores de Robson na entidade, Albano Franco e Armando Monteiro, foram eleitos senadores. O presidente da Federação das Indústria de Minas – FIEMG, Olavo Machado, também foi sondado para ser candidato a governador, contudo o líder empresarial ainda não definiu se entrará na política.

Transporte público

A Câmara de Varginha realizou uma audiência pública, proposta pelo vereador Carlos Costa (PMDB) para discutir a transporte urbano coletivo. No encontro a empresa de ônibus que presta serviço em Varginha, bem como o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran mandaram representantes. Os trabalhos também foram acompanhados por vários internautas que participaram da audiência pública por meio das redes sociais. Os vereadores presentes ao encontro questionaram vários aspectos do serviço prestado bem como receberam sugestões para a próxima licitação que será lançada para contratação e ou renovação de empresa para prestar o serviço de transporte público coletivo. Fato é que ainda temos muito a caminhar no quesito transporte público. Vemos que as tarifas do serviço ainda são elevadas e que os reajustes acontecem sem um claro critério perante a sociedade. Não é preciso ir longe para descobrir por aí inúmeras “mutretas” envolvendo aumento de tarifas irregulares neste tipo de serviço, basta ver o quadro atual do Rio de Janeiro. Também vale dizer que a ampliação e modernização da frota em Varginha precisa ser uma realidade. Os ônibus precisam ser mais confortáveis, possuir ar-condicionado, bilhete eletrônico e chegar a toda a cidade. Além disso, é preciso que a Prefeitura de Varginha possa garantir que existam vias sem buracos e segurança pública aos usuários e funcionários das empresas! Sim, é preciso que os costumeiros assaltos a ônibus acabem e que exista duas empresas que concorram entre si em Varginha, a fim de melhorar e baratear os preços. Aliás, era assim no passado e não se sabe por que acabou!

Perguntar não ofende

Enfim o aterro sanitário começou a funcionar! Agora resta saber quando a Copasa vai começar a recuperar o antigo lixão no bairro Corcetti? Será que a Prefeitura de Varginha vai cobrar o efetivo cumprimento do contrato ou vai começar a amasiar pra Copasa?

Por onde anda o deputado estadual Dilzon Melo? Não é mistério que o parlamentar sempre fez o estilo “copa do mundo”, mas parece que desta vez, a perda de poder no Governo Estadual fez com que deputado sumisse mesmo das bases! Será?

O PSB de Varginha vai lançar o médico e ex-vereador Armando Fortunato para deputado estadual em 2018 ou a campanha de 2016 foi mesmo arrebatadora para o médico que sonha ser prefeito de Varginha no futuro? Será que Armando pendurou a chuteira?

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)