Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Diferença entre sal e sódio
23/02/2015
O sódio é um mineral que tem várias funções no nosso corpo, ele participa na transmissão de impulsos nervosos permitindo o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais mas, em excesso, faz mal  à saúde, leva ao inchaço,  à pressão  alta, entre outros problemas.                                    

O sódio não está apenas em alimentos salgados, mas também em doces, refrigerantes, conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico).                    

Segunda  pesquisa publicada no ano de 2012, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), um dos alimentos mais ricos em sódio é o queijo parmesão ralado com teor médio de sódio de 1981mg para 100g do produto. 

Outro alimento rico em sódio é macarrão instantâneo com 1798mg de sódio para 100g do produto. O consumidor precisa fica atento aos rótulos e, principalmente, a tabela nutricional dos alimentos industrializados.  É interessante fazer a comparação das informações nutricionais dos alimentos de diferentes marcas e sabores para que você faça a melhor escolha.             

A quantidade de sódio dos produtos precisa ser multiplicada por 2,5 para termos o equivalente em sal de cozinha.  Por exemplo: Um alimento com 500 mg de sódio multiplicado por 2,5, esse alimento representa 1250mg ou 1,25 g de sal, o que é muito para um único produto.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário máximo de 5 gramas de sal, o que corresponde a 2 gramas de sódio. Porém, a ingestão média do brasileiro é de 12 gramas por dia. Por isso, é importante diminuir o consumo de alimentos industrializados e a utilização de sal nas preparações caseiras. 

Um boa opção é usar ervas como temperos, por exemplo: alho, cebola, cheiro verde, manjericão, noz moscada entre outros. Existe também no mercado um tipo de sal  que é livre de sódio. É  uma boa opção para reduzir o seu consumo porém o preço não é tão barato.

Devemos sempre ficar atentos na hora de preparar e comprar alimentos.

Com essa atitude nossa saúde agradece.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)