Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Cachoeira, na Bahia, é maravilhosa!!!
22/04/2013

“Os índios maracás já habitavam o vale quando os primeiros colonizadores estabeleceram-se às margens do rio Paraguaçu. Assim surgiu a povoação que se tornaria, um século depois, a Vila Cachoeira, importante porto fluvial e ponto inicial das estradas para os sertões de Minas Gerais, Piauí e Maranhão e para as lavras diamantinas. Os engenhos e as fazendas de gado foram surgindo e Vila ganhou importância econômica com as culturas de fumo e da cana-de-açúcar, sendo o segundo município instalado no Recôncavo Baiano. Seu casario, suas igrejas, seus prédios históricos, preservam a imagem do Brasil Império, tempo em que o comércio e a fertilidade do solo fizeram de Cachoeira a vila mais rica, populosa e uma das mais importantes do Brasil, durante os séculos 17 e 18. Cachoeira conheceu novamente o fausto com o desenvolvimento da indústria fumageira e a instalação de fabricas de charutos.”

- Situada na microrregião de Santo Antônio de Jesus, Cachoeira repousa tranquilamente em suas paredes seculares às margens do rio Paraguaçu. Embora bela, Cachoeira parece esconder uma tristeza profunda ao ter suas edificações esquecidas pela geração que já não nutre afeto pelos aspectos de sua história.

- Cachoeira, Cidade Heroica, Cidade Monumento Nacional, é um dos mais importantes focos de expressão cultural do estado baiano onde o açúcar e o fumo propiciaram as riquezas de outrora e o surgimento de monumentos onde o barroco português deslumbra a todos.

- Diogo Alvares Correia, o Caramurú, seria o responsável pelo surgimento do povoado que se tornaria a freguesia de Nossa Senhora do Rosário, em 1674, e posteriormente, Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira do Paraguaçu.

- Cachoeira teve importante papel nas guerras pela independência da Bahia e foi finalmente elevada à categoria de cidade em 13 de Março de 1873. 

- Em Cachoeira nasceram ilustres brasileiros, renomados baianos como  “ a mãe dos brasileiros”, a enfermeira Ana Neri (Guerra do Paraguai), o engenheiro e abolicionista André Rebouças, o fundador do jornal “A Tarde”, Ernesto Simões Filho, entre outro importantes cidadãos.

- O que visitar em Cachoeira?

- Sito apenas algumas das espetaculares opções de lazer cultural: Museu Regional da Cachoeira, Imperial Ponte D. Pedro II, Igreja Nossa Senhora da Ajuda, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo, Casa de Câmara e Cadeia Pública, Convento de Santo Antônio do Paraguaçu, a Vila Belém de Cachoeira e as inúmeras festas religiosas e pagãs que ocorrem todo o ano.

- Cachoeira é maravilhosa!!!

Fábio Brito

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)