Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
São Paulo e o Carnaval
25/02/2013

 - "Sou brasileiro, de estatura mediana, gosto muito de fulana mas sicrana é quem me quer"...

 
 
 

 - Também sou brasileiro, amo e detesto meu País. Porém, entre amores e ódios, admiração e frustrações, irritações e sonhos, tenho especial carinho pelo Carnaval Brasileiro. 

- Pelo Carnaval do Rio de Janeiro, de São Paulo ou do Recife?

 - Por todos eles, embora o Carnaval de Salvador tenha me decepcionado por estar cada vez mais se descaracterizando. Está se transformando em uma festa tola, com todos se exibindo de forma indevida e o veio cultural regional se esmaecendo. A música é de péssima qualidade, já fizeram a mistura grossa de estilos rítmicos que estão asfixiando a galinha dos ovos de ouro que é a variedade das manifestações folclóricas e culturais afro-brasileiras em terra soteropolitana.

 - Já o do Recife é o melhor Carnaval de rua do mundo. Certamente o mais autêntico ao preservar a cultura do frevo e do maracatu, expressões pernambucanas regionais, autenticamente brasileiras.

 - No Rio, os movimentos populares espontâneos tomam corpo e os blocos carnavalescos voltam aos bairros, ruas, avenidas e calçadas para a alegria dos cariocas, dos turistas e do visitante presente na mais fascinante capital brasileira. 

- E São Paulo nisso tudo? Você citou no início de nossa conversa a pujante e esmagadora capital financeira e econômica sul-americana.

 - Ah, São Paulo é um caso à parte. São mais de dez escolas de samba que desfilam no Sambódromo e esbanjam criatividade: serpentes, dragões, personagens e personalidades folclóricas ou regionais no mundo das realidades brasileiras, pássaros e aves gigantescas que deslumbram a todos quando caminham enaltecidos pelo inebriante ritmo das baterias que consolidam a força do Carnaval. 

- O Carnaval de São Paulo está cada vez mais espetacular, surpreendente, artístico, genial... Não deixem de descobrir e apreciar a magnitude do Carnaval paulistano. Vocês ficarão extasiados e terão outros olhos para a capital cultural do Sudeste brasileiro. 

- Capital cultural do Sudeste brasileiro? Não seria por acaso a nossa antiga capital imperial, a Cidade Maravilhosa? 

- O Rio de Janeiro é um capítulo à parte. Resta muito a ser descoberto do Rio de Janeiro pela maior parte dos brasileiros. 

- E eu adoro São Paulo. Viva o Carnaval de São Paulo!

 - Viva! Viva o Rio, o Recife, Salvador e São Paulo, metrópoles onde o Carnaval é genuíno e maravilhoso. 

  

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)