Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Uiramutã: “muita farinha” em Roraima
11/12/2008

- O nosso artigo de hoje será um teste. Vamos verificar se você é um bom aprendiz (rsrs...).


Horizontes no norte do Brasil

- De acordo! Porém não exagere no grau de dificuldade de suas perguntas. Não quero passar vergonha junto aos nossos leitores (rsrsrsrs...).

- O que quer dizer Uiramutã?  

- Ufa!!! Que alívio!! Acabo de voltar de Roraima, um Estado brasileiro interessantíssimo que faz fronteira com a República Cooperativa da Guiana e a Venezuela. Antes de responder à sua pergunta, lanço outra questão: quais são as capitais desses dois países?


Bogotá – onde se encontra o repórter fotográfico

Vida familiar

- Georgetown e Caracas, respectivamente. Isso é fácil para mim... Como sabe, sou um viajante nato. Lembre-se que você, que agora se encontra na capital colombiana, Bogotá, também tem tido o privilégio de descobrir o mundo através da editora Empresa das Artes. Suas andanças “além-Brasil” o levaram à Espanha, a Portugal e agora à Colômbia. El riesgo es que te quieras quedar! O perigo é você querer ficar!!!

- Não me enrole e diga-me: o que quer dizer Uiramutã?

- Tenho duas respostas para você: Uiramutã é uma cidade roraimense, no norte do País e o mais setentrional dos municípios brasileiros.

- Qual é a outra resposta?

Uma bela habitante de Uiramutã

Vida saudável nas ruas de Uiramutã

- Calma. Deixe-me concluir. Em uma área de 8.055 km², vivem cerca de quatro mil pessoas, quase todas de origem indígena. São pessoas bastante politizadas e cientes de seus direitos e deveres. Participam das atitudes, projetos e estratégias comunitárias e têm uma postura extremamente positiva no que concerne ao bem-estar coletivo; algo raro no Brasil.

- Continuo aguardando a segunda explicação.


Quase toda a população de Uiramutã é indígena

- Os Macuxi e os Ingaricó constituem as duas etnias que formam ao todo vinte comunidades dentro de um universo de 37 lideranças comunitárias do Município. É muito interessante! Algo também bastante revolucionário é o fato de Uiramutã ter como representante legal uma Prefeita, a senhora Florany Mota, que mais uma vez representa o “sexo frágil liderando no Planeta”.

- “Sexo frágil”? Elas estão tomando conta de tudo! São prefeitas, governadoras, presidentas, diretoras de empresas. Não são nada frágeis... (rsrsrs...). A Prefeita é de origem Macuxi e é uma excelente jornalista diplomada pela Universidade Federal de Roraima. Ela é uma das responsáveis pela compreensão do sistema participativo onde prevalece o consenso geral nas decisões importantes a serem tomadas para o bem da Comunidade.

- Qual é a outra etnia também bastante importante na região?


Dignidade e cultura na Comunidade local

Corredeira Paiuá

- Os Wapixana. Uiramutã encontra-se a cerca de 300 quilômetros de Boa Vista, onde a água - “o ouro branco” – é abundante e se manifesta em córregos, corredeiras, cachoeiras e as nascentes de alguns rios como o Cotingo e o Uailã. A natureza é belíssima e o desenvolvimento do turismo na região deverá acontecer levando-se em consideração o impacto que poderá ocorrer com a presença de excesso de visitantes a esse pequeno paraíso.

- Não longe de lá, encontra-se o misterioso e fantástico Monte Roraima que, juntamente com o Parque Nacional de Canaíma, na Venezuela, constitui um dos mais extraordinários destinos de turismo ecológico existentes na América do Sul!

- E o Monte Caburaí?

- Falaremos sobre isso em outra ocasião. E a segunda resposta? Não me enrole mais.

- Uiramutã, em Macuxi, quer dizer “muita farinha”.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)