Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Pelos trilhos de São Paulo
16/03/2007

A imponente Estação da Luz em São Paulo

A partir da Estação da Luz foi iniciado o movimento para incrementar o turismo ferroviário

- Que trem bão, hein, sô?!

- Fica difícil saber do que é que você está falando. Pra mineiro, tudo e qualquer coisa é “um trem”.

- Pois é! Só que desta vez podemos matar um pouquinho a saudade dos passeios pelos trilhos. Como antigamente! Quando, com nossa mãe, eu e meus irmãos esperávamos ansiosamente pelo despontar da locomotiva puxando seus vagões repletos de pessoas, alimentos, cargas em geral e muitos animais. O trem surgia lá adiante, como uma imensa serpente fazendo uma grande curva. E ao se aproximar, podíamos, muitas vezes, ver os animais que pareciam espiar a paisagem pelas janelas, assistindo a tudo num enlevo tão grande quanto o nosso, numa sensação diferente de vivenciar o tempo...


O trajeto até o Circuito das Frutas na região de Jundiaí poderá ser percorrido de trem

- Sim, porém são outros idos... Todos nós sabemos que a malha ferroviária praticamente desapareceu neste país-continente. O sonho de Visconde de Mauá foi torpedeado com a chegada maciça das montadoras internacionais de automóveis, que impuseram ao Brasil a vida no asfalto. Aos poucos foram rasgando, em conivência com o Estado Brasileiro, matas, montanhas e paisagens que deram lugar a rodovias mal pavimentadas e, hoje em dia, tapetes de asfalto com manutenção da iniciativa privada.

- Apesar das facilidades que nos propiciam as rodovias – como a Bandeirantes ou a Via Anhangüera, em São Paulo –, inúmeras pessoas ainda sonhadoras anseiam por reviver o prazer que só um passeio de trem por regiões inóspitas proporciona. Algumas regiões do Brasil ainda podem brindar seus habitantes e turistas com este meio de locomoção singular, aqui, entre nós, um meio de transporte desprestigiado e anacrônico, mas que, em países desenvolvidos da Europa e da Ásia, é extremamente veloz e eficaz.


Competentemente representantes do turismo paulista buscam recuperar o lazer nos trilhos

- Onde você quer chegar?

- Bom... Inicialmente no Circuito das Frutas, um passeio temático pelas cidades de Indaiatuba, Itupeva, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Itatiba, Morungaba e Jarinu. A aventura começa na Estação da Luz, em São Paulo, onde você embarca no trem em direção a Jundiaí. Ali mesmo começa uma festa de delícias, sabores e cores proporcionadas pelas frutas variadas produzidas na região. São vinhos, doces, compotas e uma infinidade de quitutes derivados das frutas colhidas nos pomares locais. No dia 6 de maio próximo, um domingo, bem cedinho, às oito horas da manhã, você poderá encontrar um grupo de pessoas que estará buscando o diferencial de uma viagem de trem, a possibilidade de degustar vinhos artesanais, respirar o ar puro do campo e encontrar pessoas que convivem diariamente com a fartura da mãe-natureza em terras paulistas...

- Onde mais posso ir de trem a partir de São Paulo? 


Da Estação da Luz partirão os passeios para do Turistrem

A Graffit Turismo é a responsável pela iniciativa do Turistrem

- A Paranapiacaba! Não muito longe de São Paulo, você encontra uma pequena vila datada de 1860, época em que os funcionários da Estrada de Ferro São Paulo Railway integraram a comunidade que habitava aquela porção de pequenas casas de madeira em meio à densa Mata Atlântica. Diz a lenda que ali ocorreu o primeiro jogo de futebol no Brasil. Hoje em dia, as opções de lazer e de turismo são variadas. Além do relógio, réplica reduzida do Big Ben londrino, você encontrará cultura e lazer na pequena igreja edificada em 1889, nas paredes do Castelinho, local de residência do engenheiro-chefe da ferrovia, ou então tomar coragem e enfrentar o inverno durante o festival musical que ali ocorre no mês de julho. Sem contar a visita ao Museu Funicular, ou caminhar em meio à natureza do entorno, como no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.

- E tudo isso é de trem?


Ao longo do trajeto, a Guia apresenta a história e os atrativos culturais no entorno das estações

- Exato! Um grande esforço está sendo feito pelos proprietários da Graffit Turismo, uma empresa especializada em mergulhar nos labirintos e possibilidades de turismo cultural pela Grande São Paulo e localidades próximas: Caminho do Mar, Nascentes do Tietê, Fazendas Históricas e, como não poderia deixar de ser, a Maria Fumaça de Jaguariúna a Pedreira.

- Me dê uma dica. 

- www.graffit.com.br Telefone: (11) 5549-9569 e piuuuuuuuuuuuuuuuíííííííííííííííííííííííííííííiííííííííí!!!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)